09 fevereiro 2013

[LIVRO] A pirâmide vermelha




Quando li Percy Jackson e os dois primeiros livros da trilogia Os heróis do olimpo (resenha do primeiro aqui e do segundo aqui) adorei a forma com que Rick Riordan usou a mitologia grega. É fascinante a riqueza com que ele aplica e narra monstros, deuses e mitos, criando uma história cheia de pontos de virada e acontecimentos marcantes. Não é incomum que seus fãs procurem saber mais sobre tais lendas, em tentativas (as vezes certas) de prever o que nos aguarda nos próximos livros. Particularmente, não fui mordida pelo bichinho de “uma leitura leva a outra” – não nesse caso.

Já com A pirâmide vermelha, primeiro livro de As crônicas dos Kane, o contrário aconteceu, me fazendo correr para a Wikipedia em alguns trechos, devorando o material disponível sobre deuses do Egito Antigo, suas tradições e locais sagrados. E deixa eu te contar: isso não é exatamente bom.


Sempre falam que minha mãe tem uma “barriga democrática” – enquanto minha irmã (apesar de negar isso) é a cópia viva dela, me pareço bastante com meu pai e com minha avó paterna. Isso também aconteceu para os Kane: Carter, o mais velho, tem traços afro-americanos como seu pai, já Sadie possui uma semelhança dolorosa com sua falecida mãe.

As diferenças entre os dois não param por aí. Graças a uma briga judicial depois do acidente que matou a Sra.Kane, Carter viaja pelo mundo com seu pai, Julius (um arqueólogo especializado no Egito antigo) enquanto Sadie mora na Inglaterra com os pais de sua mãe, vendo seu pai e o irmão por dois meros dias a cada ano.

A visita é sempre agridoce: os avós de Sadie culpam a Julius pela morte da filha, e ver o pai com uma freqüência tão pequena a irrita. Rick Riordan cai um pouquinho nos clichês aqui, enfatizando quanto os irmãos gostariam de trocar de lugar – Sadie quer ver mais o pai e conhecer lugares fantásticos, Carter quer criar laços, ter amigos e freqüentar a escola.

No ano em que a história se inicia, Julius escolhe um lugar bastante estranho para passar o natal com os filhos – o British Museum, onde por seu status como pesquisador obteve permissão para ver a lendária Pedra de Roseta. Depois de uma série de estranhos acontecimentos, Carter e Sadie descobrem a ligação de sua família com a Casa da Vida, organização milenar de magos responsável por manter o equilíbrio entre os deuses e criaturas do caos.

Os magos mais poderosos nascidos em séculos, Sadie e Carter devem usar seu parco conhecimento das velhas tradições egípcias para salvar seu pai, desaparecido no incidente com a Pedra de Roseta. Seu inimigo é bastante poderoso: o deus Set, patrono da violência, desordem, traição e outras coisinhas similares.

Não sei se estou ficando velha e impaciente com esse tipo de coisa, mas as piadinhas do autor em momentos impróprios começaram a me irritar. Sei que é uma série para crianças, mas acho que Rick Riordan as subestima achando que rirão quando ele lista “queijo” como o quinto elemento.

Como é comum no autor, os jovens Kane tem entre doze e catorze anos, com atitudes esperadas dessa idade – coisa no qual ele errou a mão em Percy Jackson e os olimpianos. Algo que sobrou na série que o tornou famoso e faltou aqui, porém, foi a didática, principal razão pela qual corri a Wikipedia de vez em quando. Sei que a mitologia egípcia é menos acessível do que a grega e um pouco mais intrincada – existem diferentes histórias para os mesmos deuses, por exemplo – mas a experiência do autor adquirida entre as sagas poderia ter compensado isso.

De resto não tenho muita coisa sobre a qual reclamar. A prosa flui bem como sempre, assim como o enredo – quero saber de onde ele tira tantas viradas empolgantes. Magos egípcios no Brooklin, deuses gregos em Manhattan – agora anseio para saber qual grande mitologia Rick Riordan vai encaixar no Queens.







Algumas capas de A pirâmide vermelha ao redor do mundo:




28 comentários:

  1. Não gosto de filmes assim, imagina livro haha! Já não sou muito fã de lê, rs! Seguindo tu, bjos :]

    http://semprequis-ter-umblog.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/semprequisterumblog

    ResponderExcluir
  2. Oie Isa
    nunca li nada do titio Riordan, mas seus livros são tão elogiados que comprei este, pensando que seria um bom começo. Espero gostar da narrativa, pois certos livros infanto juvenis me cansam.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mim também. É isso de subestimar o leitor, sabe? Crianças não são burras!

      Excluir
  3. Nunca li nenhum livro do Riordan. Nunca me chamou a atenção, sabe? Apesar de ser elogiado e os blogs elogiarem os livros, não fui laçada pelas histórias. Adorei o blog, parabéns. Estou seguindo!

    Beijos!
    meumundoecolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Do Riordan eu só li o primeiro livro do Percy Jackson, apesar de ter gostado, nunca continuei a série. A Pirâmide Vermelha eu comprei num impulso numa promoção, mas ficou tanto tempo na estante que acabei usando em um sorteio no blog.
    Todos falam muito bem das séries dele, quem sabe um dia eu tente de novo?

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vale a pena - sobretudo a série Os heróis do Olimpo!

      Excluir
  5. Oi Isabel!
    Em primeiro lugar, você sabe manter o suspense... Entrei no blog e me deparei com essa frase: "E deixa eu te contar: isso não é exatamente bom." Tive que clicar na resenha!
    Bom, eu também não curti muito esse livro. Foi o único do Rick Riordan que já li e as narrativas alternadas me irritaram demais. Tem livro desse tipo que é bom, mas nesse caso, só serviu pra me confundir. Acho que se fosse em 3ª pessoa eu teria gostado mais.
    Achei fofa a capa japonesa, estilo mangá.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, acho que terceira pessoa combina mais com esse gênero, mas gostei pelas briguinhas deles, sabe?

      Excluir
  6. Oie Isabel!

    Tenho a leve sensação que vou gostar mais dessa série do Rick do que a dos Olimpianos. Não sei mais a mitologia grega já foi tão explorada que qualquer coisa que escrevam sobre ela não chega a ser lá muita novidade, ao contrario da mitologia egipcia e nordica por exemplo.

    Estou tem $$ para comprar o A Sombra da Serpente para começar a ler essa série *-*

    Adorei a resenha!

    bjus e um ótimo feriado =D
    ;****
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, mas achei um pouco confuso, sabe? E quanto a mitologia nórdica: torço para que Riordan a use em uma de suas séries futuras!

      Excluir
  7. Olá, Isabel!
    Quanto tempo não passo por aqui, já estava com saudades! Seu blog está lindo :D Parabéns pela resenha.

    Faz muito tempo que quero ler alguma coisa do Rick, não sei se meu interesse ainda está de pé. Já vi muitos comentários sobre a série de PJ, mas outros comentários não foram lá muito satisfatórios relacionado A Pirâmide Vermelha.

    Abraços
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simsim, se for começar a ler Rick, indico ou Percy Jackson ou Os heróis do olimpo (que é um spin-off de PJ, mas não traz taaantos spoilers assim ou necessita de conhecimento prévio da série).

      Excluir
  8. Hey Isa
    Nunca li nada do autor, mas tenho mais interessa na série do Percy.
    Essa minha prima comprou, então estou no aguardo da leitura dela.. primeiro haha

    Bom feriado!

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Parece ser muito interessante o livro, adorei!

    Beijinhos <3
    Garota Inocente

    ResponderExcluir
  10. Achei super legal as outras capas. Diferente de você eu mai essa serie, mais ainda do que a do Percy. Não me importo com essa linguagem de criança pelo contrario acho mais fácil. Acho que tem que ler junto com o guia de sobrevivência que explica tudo certinho.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei da série Percy Jackson, mas confesso que não me empolguei com essa nova, mesmo se tratando de mitologia egípcia, que é algo de que gosto muito. O meu problema com o Rick Riordan é mesmo o tom muito infantil, mesmo que os seus livros sejam para crianças. Não sei, é como você diz, ele não precisava apelar tanto. Mas verdade seja dita: é muito interessante a forma como ele molda essas mitologias nos tempos atuais.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse problema é meio que resolvido na série "Os heróis do olimpo", então meio que me impressionei que ele tenha colocado nessa, sabe? Escritores não costumam regredir :/

      Excluir
  12. Poxa ainda nao li mas acho bem legal livros que tem uma temática ligada a culturas diferentes - gregas, egípicias,etc. Eu sou apaixonada pela cultura grega! Mas acho que pra ler algo do tipo faria assim como voce e correria pra pesquisar tbm!

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu necessito ler todas as séries do Rick, porque eu amei Percy Jackson e cada resenha que vejo dos livros dele me fazem ter certeza que é necessário fazer a leitura ;x

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  14. Todo mundo lendo esse Rick Riordan, menos eu... hahahaha.
    Eu até me interesso por mitologia e tudo o mais, mas não consigo gostar muito de literatura fantástica. Como sempre digo, literatura fantástica não faz minha cabeça. Ou talvez eu não tenha dado a chance dessa literatura me encantar. Sei lá, né? Mas eu me interesso pelos livros do Riordan, não nego. Quer dizer, sinto uma curiosidade de conhecer os seus livros e seu modo de escrever.

    Bela resenha!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  15. Só li o primeiro livro do Percy Jackson e não achei aquela coca-cola toda, por isso, nem li o resto. Não tenho muita vontade de ler os livros do Riordan. Se eles caírem na minha mão, leio, se não, não sentirei muita falta. Gosto muito de mitologia egípcia e já pensei em ler A Pirâmide Vermelha por conta disso, mas, sei lá, acho que tenho um preconceito com Rick Riodan. Igual tenho com Nicholas Sparkes haha

    ResponderExcluir
  16. Isabel, eu tenho um problema com o Riordan - li apenas o primeiro da série Percy Jackson - não consegui seguir em frente, mas estou disposto a tentar de novo, basta encontrar um tempo. Ah, a quarta capa é japonesa? Gostei muito da arte dos personagens em estilo oriental ;)

    E obrigado pelo link, vou assistir Dogville hoje e amanhã - finalmente - assisto Manderlay ;)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É japonesa sim! Gostei bastante, apesar dos personagens terem ficado bastante diferentes...

      Excluir
  17. Que pena você não ter achado o livro perfeito!
    Para mim, Rick Riordan tem o toque de Midas! Não há nada que o cara não faça que seja menos que ouro!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  18. Oi Isabel! Eu nunca li nada de Rick Riordan e confesso que minha primeira opção seria esta série, até por estar completa e não ter tantos livros quanto Percy, mas achei por sua resenha que é meio enervante a forma como o autor conduz os fatos, muito infantil até. Bem deixa eu ler e ver o que vou achar. Boa semana.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. Oi Isa!
    Adorei o blog e já estou seguindo!
    Sou suspeita para falar do Rick Riordan, porque adoro sua narrativa e suas histórias! Gosto muito da temática mitológica, e essa série de deuses egípcios é ainda mais chamativa e interessante! Gostei muito de A Pirâmide Vermelha e já adquiri os outros dois livros da série!
    Não me recordo muito das piadinhas, então acho que elas não me incomodaram hehehehe :D
    Ótima resenha!
    Obrigada pela visita e comentário :)
    Tem post novo no blog!
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  20. Oi flor,
    Eu não li nada ainda de Rick, mas pretendo ler algum dia. Diante de tantos elogios que já sobre a escrita dele fico bem curiosa.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto de literatura infanto juvenil (adoro a serie como treinar seu dragao ahahaha) e ja li a saga do Percy Jackson e gostei muito.
    Tenho esse livro, assim como outros livros do autor e quero ler, mas realmente achei forçado esse lance de humor fora do lugar... Alias, qualquer coisa fora do lugar é chato rsrsrs
    Quero ler, claro, mas nada urgente.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir