05 fevereiro 2013

Overdose: produções de época – parte dois



Como eu já disse, é tudo culpa de Jane Austen – eu não gostaria tanto de produções de época se não fosse por ela.

Mas tenho problemas com filmes, principalmente nas adaptações do trabalho da supracitada autora: há uma certa ironia, um certo ar de absurdo que é necessário capturar em uma produção de época caso queira se evitar o água com açúcar. Os três filmes a seguir, porém, conseguiram capturar isso (ao menos em parte) em cerca de duas horas, valendo cada minuto delas.


1. Northanger Abbey (2007)


Catherine, filha mais velha dos Morland, nasceu e cresceu na tranqüilidade bucólica do interior inglês, sempre presente nos livros de Jane Austen – este filme é a adaptação de um de seus livros, talvez o menos conhecido. Sem muita sociedade para freqüentar, seu refúgio sempre foram os livros, que lhe davam maravilhosos devaneios e um desejo por aventura.

Catherine e Henry.
Convidada pelos Allen, amigos da família, Catherine vai a Bath – cidade maior e considerada uma das mais liberais da Inglaterra da época. Lá ela faz alguns amigos: Isabella e John Thorpe, conhecidos de seu irmão e de modos duvidosos, e Eleanor e Henry Tilney, filhos de um general de grande fortuna.
Não tenho certeza, mas provavelmente a escritora Cassandra Clare bebeu dessa fonte, inspirando Tessa (As peças infernais, resenhas aqui e aqui) em Catherine.No início inocente e sonhadora, Catherine realmente embarca no processo de “se tornar uma heroína”, ganhando força e qualidades sem perder a sua essência. Northanger Abbey é o único livro de Jane que me falta ler, e essa adaptação de 2007 foi a única para o cinema que realmente me lembrou a ironia e crítica social da autora.

2. Jane Eyre (2011)



O que mais me agrada no gênero Coming of age é a diversidade: uma obra que assim se intitule pode falar das dores de crescimento de crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos.



Jane Eyre fala das três primeiras fases. Depois de passar a infância com primos agressores e uma tia que a odeia, a orfã Jane vai para uma escola de caridade para moças, onde aprende o pouco conhecimento reservado para aquela época. Uma aluna brilhante, a srta.Eyre logo se cansa da pequena escola, e vai trabalhar como perceptora (uma espécie de professora particular residente) na casa do Sr.Rochester, um solteirão rico de hábitos reclusos e personalidade instável. Sua pupila é Adéle, uma garotinha francesa que virou protegida do Sr.Rochester sem razões aparentes.



Dos mocinhos dessa época, o Sr.Rochester é meu favorito - embora o bom senso do Sr.Knightley de Emma me agrade, os vivos defeitos deste quase anti-herói o tornam mais real. Jane não fica muito atrás: seus questionamentos sobre as limitações das mulheres (principalmente aquelas sem muito dinheiro, como ela mesma) e suas reflexões sobre a alma humana são tão pertinentes quanto atuais. Jane Eyre virou um de meus livros favoritos logo na primeira leitura, e esta adaptação de 2011 da BBC films (sempre a BBC films) não deixa a desejar.

3. Desejo e reparação



Robbie (filho da criada de uma grande casa) não se deixou acanhar pelas barreiras de classe, dedicando-se aos estudos desde criança. Depois de ganhar uma bolsa para uma escola local, ele tem sua universidade custeada pelo patrão da mãe, dedicando-se agora à polêmica empreitada de se tornar médico – mais anos de estudo para alguém sem um tostão furado não é visto com bons olhos.



Seu relacionamento com os filhos da casa é bem distinto. Leon, o mais velho, o trata com extrema camaradagem. Brionny, a caçula, o ama como um irmão, nutrindo também uma certa paixão platônica não tão inofensiva. Já Cecelia (ambos tem mais ou menos a mesma idade) o ignora, supostamente por fazerem parte de “círculos sociais” diferentes – o que é, na verdade,  um engodo para esconder seus reais sentimentos.



Depois de ter um péssimo dia, Brionny (uma aspirante a escritora de mente fértil) pensa ter visto algo, acusando Robbie de um terrível crime. Com sua palavra e uma carta dúbia, a garota faz com que Robbie vá para a prisão. Três anos depois uma escolha é lhe dada: o exército (que lutava na segunda guerra mundial) ou terminar a sua sentença – a morte não parece tão ruim frente a falta de liberdade.

Desejo e reparação é um filme lindo, daquele tipo que te faz ter vontade de deitar em posição fetal e chorar. Embora a personalidade dos personagens não seja tão desenvolvida em prol dos acontecimentos, os sentimentos – as saudades de Robbie e Cecelia, o arrependimento de Brionny – são palpáveis.

Leia a primeira parte dessa série de posts aqui, onde falo de três mini séries fabulosas.

As fotos desse post são retiradas daqui.

26 comentários:

  1. Oi Isabel, as histórias parecem ser fantásticas. Como comentei no primeiro post, não consegui ler nada da Jane Austen ainda, infelizmente, pois tenho certeza de que vou gostar.
    Prefiro ler os livros primeiro, mas acho que fica mais fácil conhecer as adaptações.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoalmente, indico Emma: comecei por Orgulho e preconceito, o mais famoso, mas não é meu favorito. Emma é cabeça de vento, mas uma personagem muito boa.

      Excluir
  2. Eu amo demais filmes épicos! ♥
    E a Jane é DIVA! Amo amo! Mas ainda tenho que assistir esse filme "Northanger Abbey", já li o livro e adorei! Tem muitas partes engraçadas, a achei uma obra bem levinha e gostosa de ler. *--*

    E ainda me falta assistir à série "Emma" da BBC. Tenho que colocar em dia essas coisas! Haha
    Enfim, adoro todos os romances da Jane, mas o meu preferido (tanto o livro quanto o filme) ainda é "Persuasão", ahh aquele Capitão Wentworth! Haha ;)

    E eu amo demais "Jane Eyre", é um dos meus romances favoritos sem dúvida! Adorei o filme também. (Esse ator é muito gato!♥)

    Nossa, adorei a primeira parte, flor! Adoro "Norte e Sul", e "Downton Abbey".
    Parabéns, você está falando das séries/filmes épicos melhores, adoro todas!!!

    Beijinhos ♥ ♥


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, acho Persuasão tão fraquinho hihi Sério, nem me lembro dos nomes dos personagens direito.

      Excluir
  3. Desta vez não assisti nenhuma - apesar de ter lido Jane Eyre por indicação da bibliotecária da minha escola, e ter adorado - então gostaria muito de ver a adaptação, ainda mais uma produzida pela BBC. Mais um pra minha já imensa lista.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Desejo e Reparação é maravilhoso! Eu não fazia ideia de que o filme ia ser o que seria quando aluguei pra ver, há muito tempo atrás. Fiquei surpresa e maravilhada (aquela trilha linda demais! Dario Marianelli <3) e, nossa, bem deprimida no final. Tenho curiosidade de ler o livro, do qual todo mundo fala super bem (mas dizem que a adaptação ficou muito boa).

    Nunca li Jane Eyre, mas provavelmente vou ter que ler para uma cadeira essa semestre. Me dá um pouco de ânimo saber que é um dos seus favoritos, mas vou confessar que assisti ao filme (esse mesmo que você citou) e não gostei. Não gosto muito dessa atriz, o que já me deixou com pé atrás desde o começo. E, hum, eu lembro que a Mia de O Diário da Princesa ficava suspirando pelo Sr. Rochester e não entendi (claro que o Michael Fassbander ajuda, no caso desse filme, mas... hum. Não) (eu tenho quase certeza de que os romances das irmãs Brontë nunca vão me agradar).

    Já li Northanger Abbey, mas como é um dos que menos gosto da Jane Austen, não vi nenhuma adaptação. Vou procurar por essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é do Ian McEwan, né? Ouço falar super bem desse autor, mas acho a produção dele meio diversificada demais... Sou desconfiada com autores multi-gênero haha
      Mia Wasikowska realmente não é lá essas coisas, mas gostei do jeito com que ela encarnou a Jane...

      Excluir
  5. Costumo dizer que nasci na época errada. Fico me imaginado nesses cenários, nessas roupas. E as musicas e as danças, tudo de bom.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, adoro as roupas da época, não vi nenhum desses filmes mais adorei o 3 parece ser muito legal, vou procura-lo
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Amooo filmes de época!
    As produções geralmente são sensacionais!
    E jane Austen é diva mesmo! *-*

    Adorei seu blog! é lindo!
    To seguindo pra acompanhar todas as novidades!

    Beijos!

    naminhaaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá ! Não li ainda Northanger Abbey por isso não vi ainda a adaptação, mas é Jane e vou ver com certeza. A cada hora admiro mais a obra de Jane Austen, a cada releitura e leitura nova.
    Desejo e Reparação é um bom filme, eu não gosto muito das atuações da Keira Knightley acho sempre ela cheia das mesmas caras e bocas em todos os filmes que faz, acho ela uma atriz mediana, e sempre dão papéis maravilhosos de época para ela, não entendo, bom mas é só minha opinião de espectadora! ;) Mas o filme é belissimo mesmo!
    abraços, adorei esse post como uma fã de histórias de época e de Jane Austen
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto muito da atuação da Keira. Ela é tipo a Megan Fox, só ganha papeis por ser linda mesmo...

      Excluir
  9. Adoro!! Produção de épocas!!! Jane Eyre já vi e amei.
    Seguindo o blog!
    Convido-a para seguir e comentar:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabel tudo bem?
    Concordo com você que filmes de época precisão de uma atenção especial há alguns detalhes.
    Dos filmes que você citou vi apenas Desejo e Reparação, que amei e odiei, talvez porque o fim me fez ficar frustrada.
    Northanger Abbey estou lendo no momento, vou ver o filme apenas após a leitura o mesmo para Jane Eyre.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  11. Já assisti Desejo e Reparação e achei LIINDO *-* Apesar de que qualquer coisa com o James McAvoy já fica bem mais interessante.
    OWWN, Scolfield do Prison Break também faz parte do meu circulo de crushes famosos hahahaha( tenho muitos, confesso)
    Adorei seu blog, muito mesmo e preciso assistir esses outras producoes de época :)
    bjs
    naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Desses 3 ainda não vi nenhum, sei que é um pecado me apedrejem kkkkk
    concordo com vc "sempre a BBC films" sempre ela rsrs *____*
    Sou louco pra ver Desejo e Reparação, mas ainda não tive a oportunidade

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. hhauauahauh
    normal ^^ isso acontece comigo também ^^
    deve ser porque a nossa cabeça fica a mil, por causa dos trabalhos e provas, ai a gente consegue pensar em mais coisas, quando a gente tá de férias, sabemos que não tem prova e nem trabalho pra fazer o nosso cérebro relaxa ^^

    adorei o post :D
    eu taambém amo de paixão coisas antigas, ^^
    mas nunca havia assistido esses filmes, preciso ver :D adorei as dicas, e as fotos, parecem ser realmente muito bons :D

    beijinhos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Isabel, como vai?
    Eu tenho uma edição linda com três livros da Jane Austen aqui na minha casa, mas ainda não li. E me recuso a ver um filme inspirado em livro sem ter lido o livro primeiro.
    Mas já vi outros filmes de época e adoro. Sei lá, eu gosto de quando aparecem cavalos e eles andam sobre o cascalho. O som é relaxante (não concorda?)

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha parado para pensar nisso, mas realmente é!

      Excluir
  15. Tá eu confesso, também gosto muito de livros de época. Mas acho que como acontece com a maioria dos livros, os filmes deixam muito a desejar. Eu ainda não vi nenhum dos que você listou mas gostei bastante deste último, "Desejo e reparação". Tem uma história bem forte, e vou te dizer viu a escolha dele é difícil, morrer ou morrer? rs
    Bem legal, curti a dica. Muito obrigada pela visita, já estou seguindo você. Abraços, boa semana :D

    [http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  16. jane Eyre, o melhooooooooooooooooooor ♥

    Estéffani Fontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. De suas três indicações eu só tenho vontade de assistir “Northanger Abbey”, já que conheço mais ou menos os enredos de “Jane Eyre” e “Desejo e Reparação” e não gosto muito como as estórias terminam. *-*

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adoro filmes de época, e a grande "culpada" disso é a Jane Austen também! sempre tive vontade de assistir desejo e reparação, e agora northanger abbey e jane eyre também estão na minha lista ;)

    ResponderExcluir
  19. Oi, eu também adoro filmes de época...amo D+++. Gostei do que vc escreveu, que os defeitos desses quase anti-heróis te agradam....é bem isso que eu sinto!!! Adorei sua postagem e ver que alguém compartilha dos meus sentimentos pelos filmes de época...adoroooooooooooooo
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Simplesmente adoro produções de época, nós temos um gosto muito parecido! O único da lista que ainda não assisti foi Jane Eyre, mas que já está aqui do lado, prontinho pro play! =]

    ResponderExcluir