16 abril 2013

[LISTA] 3 ótimos livros que li antes do blog #1




Muita coisa mudou na minha vida desde que fiz meu primeiro post no Distopicamente, criado com o objetivo de registrar meu caminho em um desafio que até hoje não sei direito se cumpri ou não. Porque nesses quase dezoito meses muita coisa mudou – menos meu amor por livros, filmes e séries, que vem desde quase sempre.

Quando vi esse tema (os melhores livros que li antes de ser blogueira) proposto no Top Ten Tuesday, porém, tive um pequeno problema. Com o blog meu ritmo de leitura e de compras literárias aumentou exponencialmente, então os meus antigos queridinhos estavam sufocados em montanhas de livros adquiridos em promoções relâmpago no Submarino, pechinchas no Book Depository e mini-compulsões pós resenhas fantásticas. Tive que pensar um pouco, mas a minha lista de dez teve de ser resumida – careço muito de capacidade de síntese. As três séries a seguir são, de uma maneira ou de outra, infanto-juvenis – deixarei clássicos e afins para outras oportunidades – e tão adoráveis que ativaram o meu modo verborrágico. Espero que gostem:
3.Série Artemis Fowl, de Eoin Colfer



Atualmente estou terminando a leitura de Cisne, da autora parceira Eleonor Hertzog, e, de forma geral, adorando (a resenha sai no sábado). Só há um aspecto do livro em que me encontro, freqüentemente, tendo sentimentos paradoxais: a mente superdotada dos personagens..

Crianças gênio não são algo fácil de se escrever. É como andar em uma corda bamba: como colocá-las sem subestimar os leitores mais velhos (quantas vezes vou escrever a palavra “subestimar” nesse post?), irritar os adolescentes ou causar inveja as crianças? Elas são tão divertidas como complicadas, e quando um autor consegue ter protagonistas assim que não caem no clichê, bom, é xeque-mate.

Artemis Fowl é um garoto de doze anos de uma rica família irlandesa. Bom, não tão rica assim: depois de alguns empreendimentos duvidosos do Sr.Fowl (desaparecido há algum tempo) o status de super milionários já não mais pertence a essa família. Mesmo sendo uma das maiores mentes do seu tempo, o menino não hesita em tentar ganhar dinheiro de uma forma bastante infantil – roubando-a de fadas, criaturas não tão belas e puras que habitam o subsolo e, aparentemente, bebem ouro.

Artemis é anti-social, inteligente demais, arrogante demais, cruel demais – em resumo, um anti herói perfeito, cujo único amigo é o guarda-costas, Butler. As tais fadas (ou elfos, porque na linha mitológica usada pelo autor, eles são as mesmas criaturas) existem e de fato se mostram uma ótima maneira de ganhar dinheiro.



O menino prodígio do crime apresenta, de novo, um relativismo moral – é impressionante como anti-heróis nos fazem pensar mais do que seus companheiros bonzinhos. Eoin Colfer explora cada aspecto do mundo dos elfos com riqueza, e conseguiu, de forma mágica, fazer Artemis – que sempre sabe o que fazer e usa sua inteligência para basicamente prever o futuro – humano e, até certo ponto, crível. Quem diria que eu estaria falando isso de uma história de fadas?

2. Série Feios (com exceção dos dois últimos volumes, Especiais e Extras, que li e resenhei no ano passado), de Scott Westerfeld



Para quê comida, amigos e presentes se pode-se passar o aniversário de dezesseis anos em uma mesa de cirurgia?

É isso que acontece no mundo de Feios, um futurístico lugar onde os habitantes das cidades não conhecem a pobreza, a doença e a “feiúra” – pelo menos não depois da tal cirurgia, que dá ao cidadão uma aparência maravilhosa, saúde impecável e passe livre para Nova Perfeição, bairro cheio de festas, música e uma pseudo alegria. Muitos criticam Tally, a protagonista, por querer desesperadamente isso no início da série – mas quem não gostaria?

A mais nova do seu grupo de amigos (portanto, última a fazer a cirurgia) Tally fica sozinha durante quase todo o verão – até encontrar Shay, outra caçulinha, que se vê entediada entre as crianças mais novas do alojamento onde vive. Depois de algumas semanas de bastante diversão juntas, Shay revela a Tally a existência de um grupo além da cidade que, dentre outras coisas, é contra a operação. Sim: eles são Feios, por opção própria.

Por um conceito simples, Scott Westerfeld discute várias coisas: a padronização de aparência e comportamentos, os ritos de passagem e até onde vai a diferença entre “crescer” e “perder completamente a sua própria essência”. Tenho minhas reservas (leves) quanto a série por Tally ser uma personagem quase insuportável (chegando a seu ápice no terceiro livro) com arrogância e burrice impares. Mesmo com um aspecto importante como construção de personagem sendo quase posto de lado, não consigo deixar de amar a série que me apresentou ao maravilhoso mundo das distopias.

1. Série Desventuras em série, de Lemony Snicket



Em Mau começo, conhecemos os órfãos Baudelaire, que depois de perderem os seus pais em um terrível incêndio são colocados sob a custódia do terrível conde Olaf, um parente distante e desconhecido que, logo fica claro, só se interessa pela fortuna dos três irmãos.

Ainda bem que elas não são crianças qualquer: Violet, a mais velha, é uma ótima inventora; Klaus, o único menino, lê tanto em um mês quanto uma pessoa comum lê em uma vida e Sunny, a caçulinha, tem dentes afiados e um léxico bem particular.



Desventuras em série possui treze livros, mas seria quase herético dizer que qualquer um deles é repetitivo, cansativo ou tem qualidade inferior aos anteriores. Muito pelo contrário: Lemony Snicket (pseudônimo do autor Daniel Handler) se supera a cada volume, criando uma estética steam punk descrita de forma que o mais experiente dos escritores invejaria. Alguns detestam a série por ser tão cruel com os Baudelaire, que sofrem maus bocados (nenhum inadequados para o público infanto-juvenil, estante no qual ela é classificada, só que terríveis de qualquer maneira) mas o senso de união, a coragem e a inteligência dos garotos arranca sorrisinhos do meu rosto a cada página.


Sempre desconfio um pouco dos livros que foram queridinhos na minha infância – afinal, gostos mudam e padrões se elevam. Desventuras em série, porém, me apresentou a um conceito de infanto-juvenil que me faz adorá-las até hoje (amor que provavelmente durará enquanto eu ainda poder ler): o de não subestimar o leitor. Pois sim, muitos imaginam que, por serem feitos para aqueles recém iniciados no mundo da literatura, os livros desse gênero devem ser mal feitos, mal estruturados e mal escritos, com uma liçãozinha de moral explícita e nenhuma necessidade de neurônios. Absurdo, é o que Lemony Snicket e tantos outros provam.



 O relativismo moral é aqui regra (os fins justificam os meios? Os nossos heróis tomaram as decisões certas?), o mal nunca é assim por completo, os defeitos dos bons os fazem cometer erros épicos e cheios de conseqüências desagradáveis. Cheia de referências e impregnada das tais “questões humanas”, cada releitura de um dos volumes da série leva a conclusões, reflexões e impressões diferentes. Nos anos em que eu e os irmãos Baudelaire somos amigos, só uma coisa não mudou: a magia em torno de suas histórias.

15 comentários:

  1. Ei Isabel, eu não conheço ainda a primeira sériq eu você citou, mas gosto muito de Feios e quero ler Desventuras em série - parece ser inteligente e divertida, apesar de tudo.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Isabel, as séries da minha adolescência, de antes de eu ter o blog, também me marcaram bastante. Eu tenho muita vontade de ler Artemis Fowl, bem que eu não resistiria se o Submarino o colocasse em promoção, e Desventuras em Série - li apenas o Hospital Hostil, totalmente fora de ordem. Feios eu tenho os três primeiros volumes, só me falta coragem pra tirar da estante e ler, já estou tão comprometido com séries que ando as evitando..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desventuras até dá para entender um pouquinho fora de ordem, mas é mais divertido da forma convencional :) Também tô super comprometida com séries, mas o que fazer? hahaha A culpa é dos autores!

      Excluir
  3. To com a Série Feios aqui, aliás, falta apenas o último para mim, quero ver se logo consigo lê-la. Desventuras em série o box ainda tá bem caro, quero ver também se encontro alguma promoção de todos os livros.

    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, como está?
    A vida da gente muda bastante, no sentido da literatura, quando começamos um blog, até porque temos oportunidade de ler livros que se não tivéssemos o blog, pouco conheceríamos (como com Cisne). Estou doida por Desventuras, é um desejo infantil, mas que ainda não desisti!
    Tem post novo no blog,
    passa lá e confere!

    endless-poem.blogspot.com.br

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desventuras não é nadinha infantil! Mesmo que crianças possam lê-lo, tem questões bem profundas e complexas...

      Excluir
  5. Oi!
    Não conhecia a primeira série. O_O
    Já li "Feios" e não gostei. Não sei se realmente quero continuar a série. Até então parei no primeiro livro.
    Sobre "Desventuras em Série", parece ser ótimo. Sou louco por todos os livros.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. PARA TUDO! Vc leu Artemis Fowl!! Nem acredito nisso! Além de mim, só conheço a amiga que me emprestou os livros que tenha lido Artemis. E como li em livros emprestados, ainda quero comprar a série: ela fantástica! Artemis é tão tudo isso que você falou, mas é bastante impossível não gostar dele, a história é muito bem amarradinha.

    E Desventuras? Nem se fala, é ótima! E tbm li em livros emprestados, só estou criando coragem para comprar o box que o Submarino fica anunciando, hehe.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artemis <3 não é tão reconhecido como deveria! Mesmo na Irlanda, de onde é o autor, não é tão famoso assim...

      Excluir
  7. Adorei essa "tag"! A maioria de nós tem um histórico como leitor pré-blog, né?! E certamente algumas dessas leituras merecem ser citadas. Eu era louca pra ler Desventuras em Série quando era adolescente.E, mesmo com uma temática juvenil, talvez me arrisque na leitura em breve.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei dessa tag. Livros anteriores ao blog. MAs estes 3 são uma "porrada", né?!?!?
    O bom daqui é que você não segue a linha "todo mundo tá lendo vou ler e resenhar também". Não vejo problema algum em ler um livro que tá bem divulgado e bem falado, mas sair da onda dos mais falados é importante. Principalmente em um blog que resenha bastante.

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  9. Oi, Isabel!
    Eu não li nenhuma desas séries e nem conhecia a terceira o.Õ Desventuras Em Série eu tenho vontade de ler faz tempinho já, e Feio nem se fala.
    Não sei se conseguiria lembrar dos livros antes do blog, principalmente pro ser uma leitora praticamente "inciante" e praticamente todas as minhas leituras "importantes" estão resenhadas no blog, nenhuma delas de um período anterior :/

    Gislaine Alves;
    atualizado
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma amiga que fala que Artemis é um livro fantástico. tenho vontade de ler.
    Na verdade, tenho vontade de ler as três séries citadas.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  11. ÁRTEMIS MUITO AMOR <3 mas li só até o livro 4, depois acabei "cansando" ._. mas pretendo retomar a série um dia. É genial demais pra ser completamente abandonada só porque passei por uma fase de "cansei" na adolescência.

    FEIOS, PRFV, SÉRIE LINDA E QUERIDA AMOR AMADA <3 Westerfeld tem um cantinho só dele no meu coração.

    Desventuras... mixed feelings. Gostei muito até o livro 5, depois começou a me parecer "mais do mesmo" e acabei não terminando pra ver no que a coisa toda daria... mas é mais uma que pretendo retomar um dia.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar dessas séries apesar de não as ter lido ainda. A última é uma que vem me fazendo ficar curiosa a algum tempo, depois de ler resenhas desses livros, percebi só através delas o que você própria comentou, são livros infantis bem estruturados, e que trazem questionamentos éticos, difíceis de achar em livros desse gênero.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir