26 fevereiro 2013

Seis autores de quem eu leria qualquer coisa




Na página 70 do livro A culpa é das estrelas, em um e-mail dirigido ao seu autor favorito, Hazel Grace, a protagonista, diz: “Para ser sincera, eu leria até suas listas de compras do supermercado.”.

Isso resume o que sinto particularmente quanto a muitos autores. Alguns deles são tão fantásticos e geniais que conseguiriam encantar até a coisa mais banal e cotidiana, o filme da sessão da tarde ou a coisa mais bobinha. Quando peguei esse tema do Top Ten Tuesday (como sempre adaptado, nunca consigo conter a verborragia e chegar até o final) me encontrei, como sempre acontece com minhas listas, em um impasse: os autores que mais gostei não são aqueles que li mais. Alguns dos que escreveram os livros que mais amo, aliás, nem puderam ser inclusos aqui – tenho medo de ler outro de PD James e estragar a magia que senti em Children of men.

É, essa relação autor/leitor é meio estranha.


6 – George Martin



A guerra dos tronos é de uma complexidade ímpar: cheio de sub-temas, personagens e pontos de vista, só um autor experiente como Martin conseguiria lidar com isso sem se perder –  ou enlouquecer, o que vier primeiro. Entreter milhares de leitores no mundo inteiro durante cinco tijolões (que as fontes mais próximas e confiáveis me dizem que não perdem a qualidade de um para o outro) também não é fácil. Já um senhor de idade, pode deixar legiões de fãs órfãos antes de concluir sua obra prima – fator que leva a existência de correntes de oração pela sua saúde. Palmas, palmas.

5 – Chuck Palahniuk



Como criar os personagens e situações mais loucos possíveis e fazê-los reais? Chuck Palahniuk dá um jeito nisso. O autor de o Clube da luta (e o mais fantástico ainda Sobrevivente) tem uma habilidade com as palavras (organizadas de forma simples e telegráfica, mas inovadora) tão grande que nada parece impossível.  De um jardineiro de flores de plástico (que vira guru espiritual pré-fabricado) a uma mãe de aluguel infértil, há de tudo no repertório de personagens de Chuck P. – é só escolher.

4 – Moira Young

Não chora Isabel não chora Isabel NÃO CHORA ISABEL -----
Caminhos de sangue é uma distopia tão simples quanto fantástica, tem uma das minhas personagens favoritas da ficção, Saba. Sem medo de ousar, Moira Young escreve como Saba (que nunca viu um livro na vida) fala. Estranhei e fiquei emburrada no início, confesso, mas não é que dá certo? Sua maestria é comprovada em Rebel Heart, quando fica óbvio que aquela é a melhor maneira de expressar as fortes emoções da nossa forte heroína. Dica: não leiam nada de Moira Young em público. Prevejo olhares tortos (não que tenha acontecido comigo...).

3 – Stieg Larsson

A infame e mais famosa personagem de Larsson, Lisbeth Salander, vivida por Rooney Mara.

Com a série Millenium (dois e três), o ex-jornalista Stieg Larsson criou uma série feminista e instigante. Lisbeth Salander, sua problemática e habilidosa protagonista, não resolve só os seus (grandes e complicados) problemas, mas ajuda também seu amigo Mikael Blomkvist a resolver um par de conspirações que acabam envolvendo toda a Suécia. Aconteceu com Larsson o que temem os fãs de Martin: ele morreu antes de concluir a série.

2 – Tahereh Mafi



Estilhaça-me não é uma distopia inovadora: só há o comum caos ambiental e político, presença quase garantida. A personagem principal (uma espécie de irmã da vampira dos X-Men, que machuca aqueles que toca) também não representa uma novidade tão grande.

Mas a maneira com que Tahreh Mafi escreve, bem, é isso que torna o livro tão bom: me senti na cabeça da confinada e confusa protagonista. Foi um daqueles livros que chamo de “conciliação”: fiz as pazes com narrativas inovadoras, cortadas.

1 –Lemony Snicket



Quando criança, eu só gostava de Desventuras em série, agora eu amo a saga com todo o meu coração. Como um autor consegue inserir tantas referências em informações em livros (aliás, de grande quantidade) supostamente infantis? De Mau começo a O fim, não creio que Lemony Snicket tenha escrito uma única linha que não me interessasse.

Temos um campeão.

19 comentários:

  1. Não conhecia todos que vc mencionou, é sempre bom conhecer quem está por trás dos livros que amamos. rs

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou emprestar essa sua ideia. Gostei das escolhas da lista! E sobre o Palahniuk, eu tô bem doida por esse aqui ó
    http://www.goodreads.com/book/show/9912994-damned

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã tem esse! Parece ser bem legal. E vai ser lançado no Brasil pela LeYa...

      Excluir
  3. Oi Isabel! Eu conheço o trabalho de Martin e tiro o chapéu para ele, se alguém merece o trono de ferro é este homem. Preciso conhecer o trabalho dos outros que você citou. Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá !
    Poxa daí eu só li George Martin que é ótimo por sinal, a algum tempo estou com muita vontade de comprar o box da trilogia Millenium, todo mundo fala tão bem que estou curiosa para ler.
    Chuck Palahniuk também parece ser um ótimo escritor, mas dele só conheço Clube da Luta que ainda não li tb ! Coloquei as indicações no meu caderninho de compras !
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. graças a deus que você não tem preocupações como desapegar ahuahuah

    legal essa ideia de listar autores, acho que tem muita gente que não conhece tantos autores (como eu) ahuahuaha

    george martin deve ser fantástico os livros ele, já ouvi falar, masssss nãoo li nenhum livro dele ainda ^^
    eu já ouvi falar do clube da luta, parece ser muito bom mesmo :D

    nossa, coom eu to ruim de autores ahuahua não conheço nenhum dos que você citou, só já ouvi falar né ahuahuaha mas não conta :D

    adorei o post!

    beijos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu também leria qualquer coisa de Palahniuk e da Tahereh Mafi! Assim como do Górki, do Bukowski, do Rubião... vixe,a lista vai longe. Eu li o "A Morte da Luz", do Martin, e gostei, mas acho que gostaria ainda mais se começasse logo a ler o "A Guerra dos Tronos".

    Gostei da lista, vou ver se consigo fazer lá no blog também ;)

    ResponderExcluir
  7. Confesso que fiquei com medo de começar A Guerra dos Tronos agora kkk' Sério.
    Enfim, tem alguns autores que eu não conhecia e outros que eu não dou tanto valor. :/ Opirlinião pessoal da nisso. Mas um autor que eu estou louca para ler alguma coisa (nem que seja uma lista de supermercado) é Lemony Snicket. Queria começar por Desventuras em Série, mas vou tentar ler na internet / pegar emprestado para, se gostar, comprar aquele box promocional do submarino o////
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  8. Eu não li nenhum livro deles, mesmo que eu queria muito ler Estilhaça-me e Clube da Luta um dia, ainda não tive oportunidade. Vou ver se consigo comprar no mês que vem. Adorei o post!

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  9. Apesar de saber que o Martin é genial, o tipo de livro (fantasia épica) não me interessa muito. Mas não nego que sinto uma curiosidade de ler algo dele, já que o povo fala tanto, que é massa demais, que é muito bem escrito, etc e tal.
    Tenho muita vontade de ler "Clube da luta". Muita mesmo!
    Não sei por que, mas nunca me interessei por "Desventuras em série". Por ser fantasia e por ter tantos volumes, acho. Tipo, todo o contato que tive foi o filme. E achei o filme tão louco, tão sem sentido. Não gostei mesmo. :(

    Adorei sua listinha!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Desventuras não é fantasia não! É steampunk, na verdade. E o filme é realmente sem sentido, mas é nisso que dá querer fazer treze volumes em um...

      Excluir
  10. Muito legal a seleção!
    Eu também adoro os livros do Palahniuk
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de nenhum desses. Alguns eu nem mesmo conheço...
    Eu leria qualquer coisa da J.K. Rowling, tanto que comprei The Casual Vacancy (:
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Já eu, leria qualquer coisa da Agatha Christie <3

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a maioria dos que você citou, mas me deu vontade de conhecê-los melhor!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Isabel, tudo bem flor?
    Olha também tenho meus favoritos que eu leria até a lista de compras, pena que alguns deles já morreram. Dos que são os seus favoritos li apenas Chuck Palahniuk (Clube da luta) e achei ele fantástico.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post, Isabel! Infelizmente, não li livro algum dos autores citados por você. Eu leria qualquer coisa de Rick Riordan e J.K. Rowling, são meus divos, rsrs.
    Pelos muitos comentários que li, várias pessoas disseram que realmente não encontraram nada de inovador na história de "Estilhaça-me" e que não gostaram, mas todos elogiaram a escrita da autora. Tenho uma vontade enorme de ler Desventuras em Série, que após assistir ao único filme da série, fiquei fascinada. O problema é que são TANTOS livros, hasuhau

    Beijão

    ResponderExcluir
  16. AH o George é foda mesmo, todos resando por sua saúde e muitos anos de vida,
    ainda não tive o prazer de ler os livros da trilogia Millenium, mas é sempre bem elogiada por onde ando,
    não sabia que Estilhaça-me podia ser bom, tá.. vou tentar mudar meus conceitos e vê se leio agora rsrsr
    Sou muito louco pra ler os livros de Desventuras em Série, mas sempre são caros, como agir???
    Leria qualquer coisa que Suzanne Collins, J.K.Rowling e Frank Baum escrevesse

    ResponderExcluir
  17. Vô George (ó a intimidade! haha) é mesmo um cara ímpar! Como dar conta de todos aqueles reinos, casa, personagens e histórias sem dar um nó na cabeça? Se o leitor já fica perdido, nem quero pensar no tanto de anotações que esse cara tem em casa! Fico imaginando uma parede (disse uma? pode colocar as quatro, vai!) repleta de notas, e mapas e coisas aleatórias pra montar a história. E faço parte dessa corrente de orações, seríssimo. Se ele morrer antes de terminar a série eu surto! Tá, dizem que os produtores da HBO sabem o final, mas jamais seria a mesma coisa. E como Bruno aí de cima disse, leria também qualquer coisa que saísse da mente da Jo Rowling, óin. <3

    ResponderExcluir